golpe64 – Vladimir Safatle na Folha de S. Paulo

Posted: April 4, 2014 by Vitor C. in Conhecendo melhor
Tags: , ,

Folha

Vladimir Safatle, professor da departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), é uma das pessoas que escreve os melhores textos que leio nessa vida. Não deixem de ler a coluna dele da última terça-feira. O título é provocante: A Ditadura venceu. Cito um trecho abaixo e, como sempre, para ler o texto completo, basta clicar na imagem acima.

A inflação brasileira em 1963 [antes do regime militar] era de 78%. Vinte anos depois, em 1983 [próximo ao fim do regime], era de 239%. O endividamento chegou, ao final da ditadura, a US$ 100 bilhões, legando um país de economia completamente cartelizada, que se transformara na terceira nação mais desigual do mundo e cujas decisões eram tomadas não pelo ministro da economia, mas pelos tecnocratas do Fundo Monetário Internacional chefiados pela senhora Ana Maria Jul. A concentração e a desigualdade se acentuaram, o êxodo rural destruiu nossas cidades, a educação pública foi destroçada, a começar por nossas universidades.

Mas o maior exemplo desse revisionismo histórico encontra-se na crença, de 68% da população brasileira, de que aquele era um período de menos corrupção. Alguém deveria enviar para cada uma dessas pessoas os dossiês de casos como: Coroa-Brastel, Capemi, Projeto Jari, Lutfalla, Banco Econômico, Transamazônica e Paulipetro.

Tudo isso apenas demonstra o fracasso que foi, até agora, o dever de memória sobre a ditadura.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s