Quem leu o material sobre Formação Territorial do Brasil viu que a minissérie O Tempo e o Vento, segunda adaptação que a Rede Globo faz do livro de Érico Veríssimo, possui alguns pontos de contato com a nossa matéria.

Como estudamos, os jesuítas espanhóis estabeleceram um grande núcleo missionário, que ficou conhecido como Sete Povos das Missões, às margens do rio Uruguai. Tempos depois, o Tratado de Madri, entre Portugal e Espanha, passou a área de Sete Povos para o domínio português e determinou a retirada daquelas pessoas da região. O fato deu origem às Guerras Guaraníticas, célebre episódio da resistência indígena (e jesuíta, nesse caso) às determinações das metrópoles europeias.

Preparei um resumo do primeiro episódio, com ilustrações mostrando a vida nas missões e sua destruição pelas tropas luso-espanholas. Bons estudos!

DownloadDropbox

Você pode assistir ao filme (exibido em setembro de 2013, pouco antes da adaptação para a televisão) no YouTube. As cenas que mais interessam para a matéria são as das Missões.

Algumas imagens da minissérie:

1. Celebração religiosa conduzida pelos missionários.

2. O trabalho dos indígenas era a fonte da sustentação da Missão.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s